Animação

No final do ano lectivo, abordamos o media animação. Inicialmente, fizemos uma introdução ou final para o projecto final, passando depois para a elaboração deste último, com o tema "O que é AIB para mim?" em género de sátira.

Final

O objectivo deste trabalho era sobretudo aprender a utilizar técnicas do Flash, como as interpolações (movimento, rotação, escala, forma e cor) e a inclusão de som. Para além de ser obrigatório, o uso destas técnicas, o final teria de estar adequado ao projecto final.

O programa utilizado foi o Flash 8.

Decidi fazer um final para o projecto da sátira a AIB, com um computador a encerrar, já que é uma referência à disciplina. Ao mesmo tempo, apareceria a minha identificação e a palavra "Fim".

Comecei por desenhar os diferentes elementos da animação em camadas distintas: o monitor, o botão, entre outros.

Em seguida passei para a criação das interpolações:

Motion Tween

Obtém-se alterando a posição de uma das keyframes. Utilizei esta técnica na barra de tarefas, no texto (que está dividido em três camadas) e no dedo a carregar no botão.

Motion Guide

Consiste na criação de uma guia que servirá de percurso ao objecto depois de aplicar uma motion tween. Neste trabalho apliquei a motion guide à palavra "Fim".

Scale Tween

Em primeiro lugar é necessário criar uma interpolação de movimento e no último quadro-chave aumentar ou diminuir o tamanho do objecto. É possível ver esta técnica quando o botão on/off aumenta após o dedo carregar nele e ainda na palavra "Fim".

Color Tween

É uma interpolação de forma com a cor da última keyframe alterada. Está aplicada na luz que passa de verde (computador ligado) para vermelha (desligado).

Rotation Tween

Deriva da interpolação de movimento, porém é alterada a rotação no quadro-chave seguinte. Utilizei esta interpolação no símbolo de loading.

Shape Tween

É formada com a criação de duas keyframes com formas diferentes (símbolo de loading a encolher).

Alpha

Consiste na alteração da propriedade alpha dos objectos, que está inserida no menu color. Usei esta técnica para a mudança de fundo e texto a desaparecer.

Som

Após de concluído as interpolações, passei para a criação de uma camada, onde inseri som (editado no Audacity) numa camada própria, colocando fade-out e seleccionando depois o último quadro-chave para mudar a propriedade sincronizar para "Parar".

Este é o resultado final:
(Clique para ver a animação)


Conclusão

As minhas principais dificuldades neste trabalho basearam-se na criação de algumas interpolações, contudo, estes obstáculos foram superados. Quanto ao trabalho futuro, penso que não alteraria nada nesta animação.

O balanço que faço da elaboração desta animação é positivo e penso que os objectivos foram atingidos.

Projecto final

A criação de uma história ligada ao tema que escolhemos, "O que é AIB para mim?", era o objectivo deste projecto final. Teria de ser composto por, pelo menos, três cenas (uma delas seria a introdução ou o final já feito), e para além das técnicas utilizadas anteriormente, era ainda necessário o uso de texto, motion presets, botões, som e extras (técnica bones, filtros e movieclip). Como bónus, poderíamos fazer uso dos trabalhos dos outros media, programar um botão que desse acesso ao blog, entre outros.

Neste trabalho utilizamos o Flash Cs5.

Antes de começar a trabalhar directamente na animação, tivemos que elaborar um guião que continha a história que queríamos contar e as passagens onde seriam incluídas as técnicas. A minha animação conta a história de um rapaz que chega a casa no final do dia e lembra-se que tem de fazer o trabalho de AIB até à meia-noite.

Cena 1

Nesta cena, encontra-se um motion preset que antecede um botão que dará início à história. Em termos de programação, a acção pára no último quadro e, quando o botão é premido, passa-se para a cena seguinte.

Cena 2

Na cena dois, o rapaz chega a casa e atira-se para a cama, convencido que não tem nada para fazer. De repente lembra-se do trabalho para AIB e entra em pânico.

Utilizei a shape tween para a queda na cama, a scale e a rotation tween no momento em que o boneco se lembra do que tem a fazer. Depois disso, é dada a possibilidade a quem está a ver a animação de escolher o rumo da história, com a pergunta "Queres fazer o trabalho de AIB?". Nesta parte inseri uma máscara para o texto, alterei a propriedade alpha para as camadas que se encontravam atrás e coloquei dois botões distintos (Sim e Não) que conduziriam a cenas diferentes. A programação destes dois botões é semelhante à do botão de iniciação à animação.

Cena Não

Após premido o botão Não, a acção passa para esta cena, que se baseia na consequência da escolha de não fazer o trabalho, ou seja, a nota final (zero valores).

No início desta cena utilizei um motion preset no texto "No dia seguinte". Apliquei a motion e a scale tween para o aparecimento das mensagens no computador. Também fiz uso da motion guide nos movimentos do rato.

No fim desta cena coloquei um botão que encaminhava para a cena final.

Cena Sim I

Quando é escolhida a opção Sim, o rapaz começa a trabalhar no projecto de AIB, contudo vai sendo interrompido por várias coisas, como a realização dos TPC's e a avó que o manda cumprir as tarefas domésticas.

Na parte dos trabalhos de casa, utilizei a técnica bones quando afasta os livros e escreve, no entanto, tive de converter as armaduras para animação quadro a quadro, devido a problemas gráficos do programa. Além dos bones, utilizei a frame by frame e o movieclip (quando o livro é aberto).

Ao longo desta cena, usei várias interpolações de movimento, para as deslocações bem como para os olhos das personagens, e ainda shape tween, para os movimentos da boca, gotas (onde usei também a propriedade alpha) e para o relógio (cujas interpolações também existem na próxima cena).

Cena Sim II

Na primeira parte desta cena o boneco executa as tarefas domésticas que a avó o mandou fazer.

Na parte de arrumar a casa, o boneco limpa o pó do armário. Para concretizar esta ideia criei dois movieclips: um para o espanador e outro para o rapaz. Depois disso coloquei interpolações de movimento para estes elementos e ainda para o cenário (armário, quadro e jarra).

Após a limpeza, o boneco começa a cozinhar. Apliquei a técnica bones para o movimento do braço e da faca, porém tive de converter a armadura quadro a quadro tal como fiz para bones anteriores. Nesta parte, também utilizei outro tipo de interpolações: forma (lágrima), cor (céu e o aparecimento das estrelas) e movimento sem (lágrima e deslocações) ou com recurso à guia (sol e lua). Recorri à frame by frame na cebola.

No final desta cena, utilizei texto e motion preset (tal como tinha utilizado na cena Não), motion (nas pálpebras, no braço e na caneca) e shape tween (quando o boneco adormece à frente do computador). Terminei esta cena do mesmo modo que terminei a cena Não, ou seja, com o botão para o final.

Cena Final

A última cena é aquela que já tinha elaborado anteriormente.

Texto, Som e Bónus

Ao longo da animação, no que diz respeito ao texto, as falas aparecem numa camada a que dei o nome de "Balão" e em algumas frases, como nas perguntas e nos botões, coloquei filtros.

Quanto à música de fundo, depois de cortar e editar os vários sons no Audacity, importei-os para biblioteca e inseri-os numa nova camada denominada "Som", depois seleccionei o último quadro-chave, mudei a propriedade sincronizar para "Parar" e coloquei fade-out.

Como bónus, utilizei o meu trabalho final de imagem, como parte do cenário em várias cenas.

Aqui está o resultado final:
(Clique para ver a animação)


Conclusão

Neste projecto, tive dificuldade com a técnica bones devido aos problemas gráficos que existem no Flash Cs5, e também em conseguir dar tempo suficiente para as falas, contudo acho que consegui ultrapassar estas dificuldades. Penso que não alteraria ou acrescentava alguma coisa neste trabalho.

Para finalizar, o balanço que faço deste projecto é positivo.

Nota: Para consultar imagens e tutoriais utilizados nestes dois projectos aceda à página da Bibliografia.