Vídeo

O último media a abordar no segundo período foi o media dinâmico vídeo, onde elaboramos uma ficha prática seguida de um trabalho final.

Ficha Prática

A ficha prática tinha como objectivo a aprendizagem de várias técnicas no programa Corel VideoStudio Pro. Para tal, foi pedida a criação de um vídeo onde se dava a conhecer o tema (primeira cena), os objectivos e forma como iria ser desenvolvido o projecto final (segunda cena), tudo isto protagonizado por avatar dinâmico ou estático que nos representasse. Este vídeo teria de ter entre 1 a 10 minutos.

Como o meu tema era música, decidi seguir a criação de música a partir de objectos que fazem parte do nosso dia-a-dia. O meu vídeo para a ficha prática transmitiria esta ideia.

No título da ficha prática, trabalhei a sombra e gradiente, tal com era pedido, e, além disto, fiz uso das animações nas faixas de título (aqui escolhi a animação Turn).

Em seguida, passei para a criação do avatar usando este site: http://www.sp-studio.de/. Neste site, fiz várias versões do mesmo boneco, com o intuito de criar uma espécie de desenho animado (a falar, a sorrir,...) ao longo do vídeo. Consegui dar este efeito ao fazer copiar/colar das imagens, tudo numa só overlay.

Diferentes versões do avatar
Poderíamos utilizar texto ou narração para dar a conhecer o tema escolhido. Optei pelo texto, por isso criei uma imagem png, com o desenho de um balão de banda desenhada, que iria conter as falas do avatar (faixas de títulos). Nestas faixas, o texto dispunha apenas de uma animação Fade, e de contorno, uma vez que se tratavam de letras mais pequenas e também para que pudesse ser lido com mais facilidade. Também, foi preciso ter em atenção a duração das faixas de títulos (nem muito curto, nem muito longo).

Era obrigatório conter um vídeo emudecido na faixa principal de vídeo. Depois de escolher um vídeo e cortá-lo, decidi colocá-lo no momento em que é revelado o nome do meu tema. Para ficar mudo, separei o vídeo do áudio e eliminei o último. Além disso, coloquei um filtro (Watercolor), como era pedido na ficha prática, e aumentei a velocidade do vídeo. 

Nesta parte do vídeo, também era visível a overlay com as imagens do avatar em formato jpg. Para retirar o fundo branco destas imagens, utilizei o Chroma Key.

Outra das condições da ficha era a colocação de três overlays: a primeira e a segunda teriam de conter uma imagem cada, em rodapé à esquerda e ao meio, respectivamente, enquanto que na terceira overlay, estaria colocado um vídeo em rodapé à direita.

Para além de fazer isto, nas imagens (uma delas foi editada no Photoshop) trabalhei as Enter e Exit Style, enquanto que na introdução para o vídeo fiz uso das decorations também animadas de Enter Style. Neste caso, a decoration utilizada foi um ponteiro de rato que quando passa por cima activa o play do vídeo. Para conseguir dar a ilusão do clique do rato usei uma imagem do play (com o filtro RotoSkecth), que repeti duas vezes, e a mesma imagem reduzida (com o filtro Emboss).

Como o avatar se encontrava no sítio onde se iria reproduzir o vídeo, decidi recorrer ao Pan And Zoom, de maneira a que ele se deslocasse para outro local do ecrã. Utilizei o mesmo método, no fim da reprodução do vídeo.

Tal como fiz para a faixa principal, seleccionei uma parte do vídeo e apliquei o filtro Old Film.

Na conclusão da ficha prática, utilizei uma das animações disponíveis no programa e atribuí-lhe o filtro FX Sketch (a animação também era obrigatória), que dava ínicio à ficha técníca (aqui também trabalhei os contornos; nos atributos, a animação é Fly).

Ao longo deste vídeo, é reproduzida uma canção colocada na faixa de música que contém fade in/fade out.

São visíveis as três transições obrigatórias no decorrer do vídeo: Color Melt, MaskE-Mask e Squeeze-3D.

Este é o resultado final:




Conclusão

As minhas dificuldades em relação a esta ficha dizem respeito à colocação de elementos obrigatórios (como decorations, animations,...) de modo a que fizessem sentido naquele contexto. Contudo, consegui ultrapassar estas contrariedades, e acho que não alteraria mais nada na elaboração da ficha.

O balanço que faço é positivo, uma vez que consegui mostrar aquilo que pretendia fazer, e a utilizar o Corel VideoStudio Pro.

Projecto Final

No projecto final, não me baseei totalmente no que tinha sido descrito na ficha prática, uma vez que os guiões foram elaborados de maneira a que todos os membros do grupo (que tinham o mesmo tema) os respeitassem. O grupo com o tema "Música" teria de elaborar um vídeo onde retratasse um género musical, de modo a que respondesse às seguintes perguntas: 
  • O que é? 
  • Onde a posso ouvir?
  • O que as pessoas/fãs vêem nela?
  • Que novidades traz?
A meu cargo ficou a música experimental. O meu objectivo não era apenas dar a conhecer este estilo de música, mas também levar as pessoas a experimentar tocar este género.

Algumas das condições para a elaboração deste vídeo eram: a duração (entre 5 a 10 minutos) e a inclusão de, pelo menos, dois vídeos (um filmado e outro retirado da Internet).  Ambas estas condições foram cumpridas.

Para este trabalho, filmei dois vídeos: o genérico e último vídeo a ser mostrado. No genérico, cortei o vídeo de maneira a que cada parte ficasse colocado, alternadamente, em duas overlays com disposições distintas. Já o outro vídeo, trabalhei-o à parte (cortar e alternar cenas), em seguida exportei para mp4 e coloquei-o no projecto. Os filtros usados nestes vídeos foram: Monochrome, Air Brush e Watercolor.

Ao longo do projecto também utilizei vários vídeos obtidos na Internet (contador, o vídeo de música feita com objectos de casa, entre outros), onde trabalhei essencialmente a Speed/Time-lapse, as Enter e Exit Styles, as Mask Frames e a Color Correction. Dois dos vídeos encontram-se na faixa principal, enquanto que os restantes estão colocados nas várias overlays.

Neste trabalho era pedido que apresentássemos dois elementos entre animações, decorations ou o Painting Creator. Para obedecer a este ponto, utilizei o Painting Creator (borracha e as setas) e um gif animado (que dá a ilusão de falha na televisão).

Para além de vídeos, também há imagens inseridas no projecto. Utilizei o Photoshop para modificar ou alterar os ficheiros destas imagens. Estas têm atributos como as Enter e Exit Style e filtros, como Diffraction e Monochrome.

No que diz respeito às faixas de áudio, ao longo do vídeo é feita uma narração. Esta narração, composta por pequenos sons, foi criada no Text Aloud com a voz Eusébio (http://www.nextup.com/TextAloud/).

Além da narração, existem faixas onde se encontram músicas (Tchaikovsky e The Police) e sons alterados e criados no Audacity (quer para pequenas partes, quer para tratar o áudio dos vídeo com ruído). Ainda foi necessário separar o áudio de alguns vídeos (por exemplo na parte onde é referido o local para se escutar música experimental), e em alguns casos apliquei Fade In e Fade Out.

As faixas de títulos ao longo do vídeo tem atributos alterados, como as animações, as sombras e os filtros, sendo o mais usado o Fish Eye.

Era ainda necessário utilizar pelo menos três transições. As que utilizei foram: Crossfade-FX, MaskE-Mask, 3D Confetti, Flashback e Fade to Black.

Eis o resultado final:


Conclusão

Neste projecto, tive dificuldades na forma como tempo era aproveitado, ou seja, não tornar o vídeo muito rápido nem muito lento. Era neste aspecto que tentaria melhorar o meu projecto.

Todavia, apesar dos obstáculos que surgiram no decorrer deste trabalho, os objectivos foram alcançados e o balanço que faço é positivo.

Nota: Aceda à página Bibliografia, para consultar os diferentes elementos utilizados na ficha prática e no trabalho final.