Concluídos os projectos relacionados com o media estático imagem, passamos à abordagem do primeiro media dinâmico: o som. Para isso, desenvolvemos dois trabalhos distintos no Audacity, sendo o primeiro a elaboração de uma ficha prática, e o segundo um projecto para as "40 Horas Non Stop" da ESAS, inseridas nas comemorações dos 40 anos da escola.
Ficha Prática
O objectivo deste trabalho era criar um programa de rádio baseado num concurso muito popular: "Quem Quer Ser Milionário". Para isso, foi-nos fornecido um conjunto de sons que teríamos obrigatoriamente de utilizar. Neste projecto não havia restrições em relação à duração do concurso.
![]() |
| Enunciado da Ficha Prática - Clique na imagem para aumentar. |
Numa primeira fase, organizei as várias faixas de acordo com o que era pedido. Apliquei vários cortes nas faixas "Apresentador" e "Concorrente", com o objectivo de parecer um diálogo.
De seguida, comecei a trabalhar os ficheiros wav a nível dos efeitos, que constituíam uma parte importante na construção desta ficha. Os efeitos mais utilizados foram: fade in/fade out e amplificar, para além de converter as faixas estéreo para mono. Contudo, apliquei também o efeito repetir (Na faixa "Coração") e trabalhei as faixas a nível do ganho, como estava explícito no enunciado.
Também era necessário acrescentar outros sons para além daqueles que nos foram dados. Devido a esta condição, para além dos aplausos, coloquei mais um som wav, que funcionou como um momento de suspense, enquanto se aguardava a resposta correcta.
Este é o resultado final:
Trabalho Final
Este projecto tinha como base as "40 Horas Non Stop" da ESAS. A finalidade deste projecto era criar uma espécie de programa de rádio que fosse transmitido no período matinal (entre as 7:00 e as 8:20 horas).
Ao contrário da ficha prática, este trabalho tinha mais limitações, como a duração (cinco a quinze minutos) e a utilização de, no mínimo, quatro efeitos.
Como um dos principais elementos deste trabalho focava-se no horário em que poderia ser transmitido, decidi seguir a ideia de elaborar um diálogo entre um anjo e um diabo, no qual o primeiro incentivava o ouvinte a sair da cama, recorrendo a vários acontecimentos que poderiam acontecer durante o dia, enquanto que o diabo contra-argumentava esses mesmos exemplos. A este programa dei o nome de "Vinte razões para te levantares da cama".
Em primeiro lugar, escrevi o guião do programa e gravei, separadamente, as falas das personagens. Depois de cortar, organizar o diálogo, amplificar e remover o ruído, recorri ao programa MorphVox, um software de alteração de voz, para tornar a voz do diabo mais grave e masculina, usando uma das vozes pré-definidas. Também tentei utilizar este método, para as faixas "Título" e "Anjo", porém não gostei do resultado final, dado que o som ficava muito agudo e não se percebiam algumas frases. Em alternativa, recorri ao efeito alterar altura. Além disso, como o ritmo estava lento, sugeriram-me que utilizasse o efeito alterar tempo, técnica que também utilizei.
Para criar o início do programa, utilizei dois sons distintos (tambor e pratos) e mesclei-os depois de cortados. Para o final, utilizei este som modificado e adicionei ainda, unicamente, o som dos pratos. Nesta parte do projecto, apliquei o efeito inverter início e fim e reforcei o fade in/ fade out que o som do tambor tinha.
Para tornar o programa mais interessante e menos monótono, utilizei músicas ambiente e sons wav, que se enquadravam no diálogo entre o anjo e o diabo. Nestas faixas cortei e inseri efeitos como o fade in/fade out, amplificar, repetir e alterar altura, além de as ter convertido de faixas estéreo para mono.
Aqui está o produto final:
Conclusão
Após a elaboração deste dois trabalhos, posso concluir que o balanço foi positivo, uma vez que aprendi a utilizar o programa Audacity, a desenvolver as minhas ideias e a procurar soluções para os problemas que surgiam.
As principais dificuldades que tive em relação à ficha prática, foi a pesquisa de sons para o que pretendia, algo que condicionou algumas coisas que poderia ter feito. Já, no trabalho final, a modificação dos tons de voz foi o meu maior problema, uma vez que se alterasse os sons para algo mais agudo ou grave, corria o risco de não se perceber o que se estava a ouvir. Penso, também, que o guião poderia estar mais desenvolvido se tivesse um pouco mais tempo na preparação do trabalho.
Apesar de tudo isto, concluo que os objectivos foram alcançados.
Nota: Para consultar imagens e tutoriais utilizados nestes dois projectos aceda à página da Bibliografia.
