A abordagem ao media estático imagem foi feito através de dois projectos. O primeiro a ser realizado foi a Assinatura Digital, seguido pela criação da Mascote Esas. Aqui estão os respectivos relatórios.
Assinatura Digital
A assinatura digital consiste em dar a conhecer quem eu sou a partir de uma imagem, ou seja, esta tem de conter elementos que representem aquilo que sou, desde o tipo de letra às cores utilizadas.
Depois de alguma reflexão acerca da minha maneira de ser e dos meus gostos pessoais, segui a ideia de criar uma maçã, em que a casca seria substituída por um mapa-mundi. No fundo, estes elementos representam as minhas origens, relacionadas com o campo, a natureza e o meu gosto em viajar.
As cores também têm um papel importante na assinatura dado que ajudam a revelar mais sobre a minha personalidade. Utilizei tons de azul (personificando a calma, a tranquilidade, paz e a responsabilidade) e verdes-claros (relacionados com a natureza, equilíbrio e juventude) em todos os componentes da imagem.
Neste trabalho era essencial usar três técnicas específicas do Photoshop: Texto, Pincéis e Blending Options.
No nome, utilizei um tipo de letra chamado Flower In The Window e apliquei a opção de Warped Text com o estilo Fish. Além disso, para dar um efeito mais tridimensional, utilizei a duplicação de camadas e algumas Blending Options como Drop e Inner Shadow, Bevel and Emboss, Gradiend Overlay e finalmente Stroke. Foi esta parte da criação da assinatura que me trouxe mais dificuldades, devido à pouca espessura que o tipo de letra oferecia.
Nos pincéis também utilizei Opções de Mesclagem, mas apenas Inner Glow e Satin. Como a camada do pincel estava por baixo da camada do nome, decidi dar um efeito decorativo e de continuidade, ou seja, como se o H sustentasse o pincel. Para fazer isto, criei uma nova camada e usei pincéis redondos com os mesmos tons de azul que os primeiros pincéis tinham.
Depois de alguma pesquisa, consegui encontrar uma imagem com um contorno de uma maçã, e com o recurso à varinha mágica e pincéis consegui aperfeiçoar esta imagem. A mesma coisa também fiz com o mapa-mundi, mas neste acrescentei a Blending Option Gradient Overlay. Para além disso, para conseguir dar aspecto de volume, usei a técnica Warp. Para fazer a ligação entre o nome e a maçã, decidi apagar uma pequena parte desta, como se tivesse sido dada uma dentada, sendo esse espaço preenchido pela letra S.
![]() |
| Pormenor do pincel |
![]() |
| Maçã com mapa-mundi incluído |
Relativamente ao tipo de ficheiro mais adequado, penso que será png. Apesar de o tamanho ser maior e ser incompatível com alguns softwares e aplicações comparativamente ao jpg, é mais versátil (devido ao fundo transparente) e tem um pouco mais de resolução. Além disso, é o formato mais aconselhável para ícones e logótipos, como é o caso da assinatura. Não escolho o jpg, pois é mais indicado para fotografias e a qualidade das cópias vai diminuindo.
Este processo de criação deu origem a este resultado:
Mascote Esas
Para o projecto da mascote Esas optei pela criação de uma figura humana, mais concretamente um jovem com vários elementos que representassem a nossa escola.
Como a escola tem uma ligação forte com a Natureza, decidi incorporar na mascote uma árvore e as suas raízes. Além disso, para dar a conhecer os patronos da Esas, coloquei na copa da árvore símbolos que os caracterizam: a rosa-dos-ventos (Alberto Sampaio), o martelo de juiz (Manuel Monteiro), a clave de sol (Álvaro Carneiro) e a caneta (Sebastião Alba). Cada um destes símbolos estaria colocado numa pêra, já que a pereira é uma das árvores existentes na escola.
Para além da representação do lado ambiental e dos patronos da escola, optei pela colocação de uma lupa, que simboliza a formação.
Para este trabalho utilizei as cores da escola (bordeaux, vermelho e cinzento), mas também verde, castanho, cor de pele, azul claro, preto e branco.
Em primeiro lugar, comecei por fazer um esboço à mão daquilo que pretendia. Depois de digitalizar e alterar a forma do desenho, utilizei a técnica Lineart para contornar e definir várias camadas (cabelo, camisola, mãos, sapatos, entre outras).
Desenhei apenas um dos olhos e seleccionei o filtro Blur -> Gaussian Blur para esbater a pupila e a íris, enquanto para fazer o brilho utilizei um pincel difuso branco. Depois de duplicar a camada, aumentei o tamanho do segundo olho e com o filtro Distort -> Spherize, consegui dar o efeito deformador da lupa.
Na lupa, em vez de optar pelo Lineart, usei a Blending Option Stroke, pois só assim mantinha a forma circular desejada. Criei ainda, uma camada à parte para formar a lente do objecto, que pintei com opacidade reduzida.
![]() |
| Formas desenhadas no Photoshop |
Para a criação das raízes utilizei pincéis diversos e o filtro Liquify -> Turbulence Tool. Além disso, optei também pela Blending Option Gradient Overlay.
A criação da árvore e dos frutos foi aquela em que tive maior dificuldade, uma vez que se tratavam de objectos pequenos que teriam de sobressair do resto da mascote.
Depois de procurar uma imagem de uma árvore, seleccionei com a varinha mágica o seu interior, pintei com uma só cor e, mais tarde, apliquei a mesma Blending Option e o mesmo filtro que colocara na camada das raízes. A esta camada dei o nome de "copa".
Para fazer o tronco e a parte interior da copa da árvore, cuja cor é mais escura no topo da árvore (devido ao Gradient Overlay aplicada na copa), utilizei pincéis e, novamente com o filtro Liquify, obtive o efeito visível na imagem abaixo.
De seguida, passei para as pêras, cujo desenho foi elaborado no Photoshop. Para lhes dar textura utilizei máscaras, partir de uma imagem que encontrei na minha pesquisa. Adicionei ainda, a Blending Option Inner Shadow para dar volume aos frutos. Os ramos por cima das pêras foram desenhados com pincéis.
Conclusão
A principal aprendizagem foi, sem dúvida, a utilização de um software de edição de imagens, neste caso o Photoshop, no qual gostei bastante de trabalhar. Contudo, apesar das dificuldades e de algumas horas de trabalho, estes projectos também ajudaram a desenvolver capacidades de criatividade e autonomia, esta última através de pesquisas de técnicas, por exemplo.
No final da realização destes dois trabalhos, posso concluir que a abordagem ao media imagem foi bastante positiva e os objectivos propostos atingidos.
Nota: Para consultar imagens e tutoriais utilizados nestes dois projectos aceda à página da Bibliografia.
Nota: Para consultar imagens e tutoriais utilizados nestes dois projectos aceda à página da Bibliografia.






